Produção e distribuição de produtos biológicos



A Tesouros do Bosque dedica-se à Agricultura em modo Biológico. Este modo de produção visa produzir alimentos de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, promove a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
Na Europa, a Agricultura Biológica é alvo de legislação específica, o Reg. (CE) n.º 834/2007 do Conselho de 28 de junho, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos, estabelecendo normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito.
Em Agricultura Biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas de síntese, nem adubos químicos de síntese, nem ao uso de organismos geneticamente modificados. Deste modo, obtêm-se alimentos sem resíduos químicos, salvaguarda-se a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos prejudiciais para a sua saúde e preserva-se o solo, água e todo o meio ambiente envolvente da contaminação de poluentes.
Em Agricultura Biológica a proteção das culturas é baseada na prevenção. Utilizamos variedades resistentes a pragas e/ou doenças, são realizadas rotações, consociações e são preservadas zonas de vegetação espontânea, preservando o habitat dos auxiliares. Utilizam-se também métodos de luta tais como a luta biológica, a captura em massa com armadilhas com atrativos alimentares e/ou sexuais e o uso de feromonas para impedir o acasalamento de pragas (confusão sexual).
Para além da produção, a Tesouros do Bosque faz distribuição de produtos biológicos de diversos produtores portugueses nossos parceiros. A opção de trabalharmos apenas com produtores portugueses, tem como objectivo reduzir a pegada ambiental e desenvolver a produção bio no nosso país.